Mais uma grande voz da MPB nos deixa. Compositor e intérprete sensível, morre aos 66 anos, em função de um câncer medular, Luiz Carlos dos Santos, que se eternizou na música brasileira sob o nome de Luiz Melodia.
Alcunha poética mas precisa, dada a facilidade com que as frases melódicas saiam de sua boca, com a textura certa para casar bem com seus bem escritos versos.
Conhecido por clássicos como Pérola Negra e Estácio, Holy, Estácio, Melodia tem no entanto boa parte de sua obra desconhecida do grande público, e sua discografia aguarda à espera de ser descoberta.
Luiz faleceu em sua cidade natal, Rio de Janeiro, por volta das 5 da manhã da sexta-feira, 04 de agosto, no hospital Quinta D’Or. Nascido em 7 de janeiro de 1951 no morro do Estácio, Luiz homenageou sua origem em sua canção de estreia, que o tornou conhecido nacionalmente.
Pouco antes, outra composição sua ganhara as ondas do rádio: Pérola Negra, na voz inconfundível de Gal Costa, em 1971. Dois anos depois, Melodia lançaria pela Philips seu primeiro trabalho, que levou o mesmo nome da composição.
Salve Luiz Melodia, o Negro Gato, uma das Pérolas Negras da Música Brasileira, que misturou samba com outros estilos que admirava, como o pop-rock da Jovem Guarda e o blues.
Tente aprender muito mais sobre Luiz Melodia.