Artigos

Tom Petty (1950-2017)

   Morre Tom Petty aos 66 anos. O compositor/cantor/guitarrista  sofreu um ataque cardíaco neste domingo (01 de outubro), tendo sido levado ao hospital já sem atividade cerebral. Sua morte foi anunciada na manhã desta segunda (02).

   Nascido na Califórnia (EUA) em 20 de outubro de 1950, Tom Petty se destacou em sua carreira solo por criar músicas de alcance pop sem cair na frivolidade, tendo emplacado diversos sucessos radiofônicos, principalmente ao longo da década de 90. Entre álbuns solo e com bandas/projetos, lançou em vida 20 discos que juntos alcançaram a impressionante marca de 80 milhões de cópias vendidas.

   Influenciado por Elvis e Beatles, Tom iniciou seus estudos musicais na adolescência, tendo tido aulas de guitarra com Don Felder, antes que este fizesse sucesso com os Eagles.

   Petty integrou a lendária superbanda Traveling Wilburys, ao lado de seus amigos Bob Dylan, Roy Orbison e George Harrison, além de Jeff Lynne, menos conhecido que o trio citado, mas também importante. Dylan lamentou o episódio à revista Rolling Stone: “É uma notícia chocante e esmagadora. Eu gostava muito de Tom. Ele era um grande artista, cheio de luz, um amigo, e eu nunca esquecerei dele”.

   Uma das mais belas vozes do rock, Petty liderava a banda Heartbreakers desde 1976, e junto com ela foi convidado a integrar o Rock and Roll Hall of Fame em 2002.

Relembre a seguir alguns dos maiores sucessos de Tom Petty.

Em carreira-solo:

Com os Heartbreakers:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *